O Autoamor é Maravilhoso, uma Coisa da Luz

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

Uma das formas de desenvolver saúde mental, e bom relacionamento com os outros, é justamente ter um amor por si mesmo.
Se não nos amamos, se não nos tratamos bem e com respeito, não sabemos o quanto isso é bom, não sabemos também que o outro pode estar nos tratando de forma inadequada, então podemos cair em relacionamentos tóxicos, com pessoas que podem nos fazer mau.
Uma boa definição de amor próprio, é o carinho e admiração que temos por nós mesmos.
É importante termos carinho e admiração pelos outros, mas também é importante ter por nós mesmos.
Se uma pessoa só admira os outros, e não a si mesma, isso significa que ela não é egoísta, pois o egoísta só enxerga a si mesmo, mas que também tem outra coisa, falta de autoamor.
Agora se só vemos a nós mesmos como grandes e a superioridade sobre os demais é importante, isso significa que nosso ego está muito estimulado, não significa egoísmo necessariamente.
Precisamos da duas coisas: autoamor e humildade.
Nós aprendemos com quem convivemos, e se as pessoas que convivem conosco não nos dão amor verdadeiro, somente nas palavras, mas não em sentimentos e atitudes, então esse é um grande motivo para não termos autoamor.
É fácil falar eu te amo, eu te valorizo, mas isso não significa sentimento necessariamente exista, ou exista em pouca quantidade.
A falta de amor além de baixar a autoestima, ela também traz carência.
Assim como a falta de autoamor é a falta de carinho e valorização por nós mesmos, a falta de carinho e valorização dos outros, é a falta de amor que eles tem por nós mesmos.
Existem pais, amigos e outros familiares que se colocam acima de tudo, e que não dão amor e carinho aos seus filhos, familiares e amigos, então aprendemos que só eles são bons, e nós não.
Isso de só mostrar que é máximo para os outros, é uma coisa do ego.
Quando fazemos isso, de só nos importar a forma que nos apresentamos para os outros, isso nos faz esquecermos dos outros, de buscar somente as coisas que encham nosso ego.
As pessoas que não são amadas criam fantasias para serem amadas, achando que elas podem ser melhores para ter carinho e amor dos outros, e isso pode acontecer inconscientemente mais normalmente.
A pessoa que é amada pela família na infância, é alguém que normalmente se ama, isso se não for uma pessoa egoísta ou materialista, pois só gostam de emoções gostosas e positivas pessoas da luz, que são as bondosas. 
Quando recebemos carinho, nós entendemos que somos importantes, que somos apreciados e isso alimenta o ser divino que existe em nós.
Muitas pessoas não gostam de dar carinho e amor, e devemos respeitá-las, não as culpar por nossa falta de autoamor.
É importante respeitarmos a todos, e perdoar, para não guardar mágoas, rancores, ódios e raivas.
Se nós passamos por coisas ruins, e todo mundo passa, pois todo mundo um dia foi um ser de pouca evolução espiritual e fez o mal ao outro, e isso é uma coisa normal.
A evolução espiritual é a ordem na vida, por isso devemos respeitar, pois a natureza é assim, e nós fomos um dia pessoas negativas, egoístas e materialistas.
Deus fez as pessoas começarem dos níveis mais baixos de evolução espiritual, para irem aumentando gradativamente, e se tornarem cada vez mais boas e amorosas.
O grande segredo para termos uma vida feliz é o amor, seja por nós mesmos, por alguém especial ou por todo mundo, ou quase todo mundo.
A evolução espiritual, ela desperta o nosso amor, a amarmos mais, que é sentirmos cada vez mais sentimentos muito gostosos e agradáveis.
Quando nos iluminamos sentimos coisas boas o tempo todo, e isso é amor.
Podemos ter um grande amor por nós mesmos ou pelos outros.
Quem tem amor próprio, tem muito mais condições de amar aos outros, consequentemente sentir mais coisas gostosas, consequentemente, ser mais feliz.
O amor próprio nos faz termos momentos conosco mesmos, que são muito bons, e não é sentir solidão.
Muitas pessoas estão sempre preocupadas com as coisas que ela quer ou precisa na vida, que não arruma tempo para si mesma. Ou ela quer uma promoção no trabalho, um amor, um estilo de vida e etc. sempre buscando algo, mas sem cultivar coisas para si mesma.
Se nos voltamos para nós e para os outros também, isso não é egoísmo.
Amor é desejar o bem e não desejar o mau, seja para nós mesmos (autoamor) ou para os outros (doação).
A evolução espiritual exige em certos momentos de uma vida, que desenvolvamos nosso autoamor, e para isso precisamos ter coisas que gostamos de fazer, como um hobe, uma atividade, que pode ser um esporte, ou até mesmo assistir o que gosta na TV.
Uma coisa que o autoamor traz, é a noção que merecemos ser bem tratados, e isso implica em não aceitar que os outros te tratem mal, então você pode colocar limites em quem não te trata com respeito. 
Você precisa entender que você é precioso.
Você foi criado por Deus com muito amor, sua alma, sua essência.
Acredito que a melhor coisa para valorizarmos é a nossa espiritualidade, reconhecermos nossa bondade e amor.
Para nos amarmos precisamos entender quem nós somos, o que nos faz bem e o que nós gostamos, e amar a isso, pois isso que vemos em nós mesmos, pois são nossos gostos, o que apreciamos.
Não vale a pena valorizar o mau, como gostar de machucar o outro, gostar de trair, de sacanear realmente, de tirar vantagem e etc.
Precisamos valorizar o bem que existe em nós, não o que é mau, o que faz os outros sofrerem.
Para nos reconhecermos, precisamos de autoconhecimento.
Faça um exercício simples que é assim, vai escrevendo em uma papel tudo o que você gosta, seja seriados, atividades, companhias e etc. ai então ame tudo isso que você é, que gosta dessas coisas, e se você for uma boa pessoa, valorize isso demais.
Se você gosta da espiritualidade, do bem, do que é justo, aí sim é algo muito construtivo e faz muito bem. E isso que escrevemos nesse paragrafo não deixa de ser uma evolução espiritual, pois é uma transformação para o positivo.
A verdadeira apreciação de si mesmo.
Se você não gosta do que é mau, isso é muito bom também, valorize-se pelo que você não gosta, pois isso faz parte do que você é também, mas sempre de forma construtiva e no bem, na luz.
Cultive suas características da luz.
Um outro exercício é você fazer uma lista das suas qualidades, e se você não as enxergar, é falta de autoestima mesmo.
Não está acostumado a se apreciar.
Você valoriza as habilidades que você tem?
Isso é muito importante, mas sem se achar melhor do que os outros, você tem que se valorizar, e apreciar a quem gosta das mesmas coisas que você, assim como as pessoas, que como você tem bondade.
As pessoas que buscam o autoconhecimento são boas de coração, as más não ligam para as coisas da luz não.
Existem coisas que não podemos fazer também, como ficar se criticando e se vendo mal pelos seus defeitos e faltas de habilidade.
Você pode e deve conhecer seus defeitos, mas sem se mal dizer, se mal ver e sem se criticar, pois todo mundo tem defeitos e falta de habilidades em algumas coisas, isso é normal, coisa que todo mundo tem.
Ame o próximo como a si mesmo.
O ego não é amor, então se achar superior aos outros, ter vaidade, arrogância e orgulho, não são coisas que trazem emoções positivas.
Amor é emoções positivas e agradáveis.
A insegurança tem a ver com falta de autoestima.
A pessoa insegura, ela busca segurança no outro, e o grande problema disso é que o outro pode ser manipular, interesseiro e mal caráter, então você pode cair nas mãos de uma pessoa assim, e isso pode te fazer um mal psicológico muito grande. 
Quem não tem amor próprio, busca esse sentimento e segurança no outro, não em si mesma.
Insegurança é não confiar na própria capacidade para se valorizar e cuidar.
Se você não confia em você para lidar com as dificuldade, sofrimentos e coisas ruins na vida, então buscamos isso no outro.
Então você entrega sua vida na mão de alguém.
É importante se colocar para resolver os problemas, pois assim, vamos criando confiança em si mesmo.
Você pode fazer uma lista das coisas que você acha que não consegue, e vai fazendo, tentando com afinco, insistência, sem desistir, que aí você vai ver que é realmente capaz disso.
Você pode fazer uma lista do que você não consegue fazer, e aí vai tentando fazer, para assim se sentir capaz.
De início é difícil fazer algo que não sabemos, mas depois conseguimos, e foi assim com todo mundo, por isso insista e não desista.
Se tiver preguiça, a enfrente.
Quando aprendemos a fazer as coisas por nós mesmos, ai então ganhamos confiança e vamos tomando nossa vida em nossas mãos, pois como dissemos, não vamos depender do outro para fazer.
Existem relacionamentos que prejudicam nosso amor próprio, e precisamos pensar se vale a pena ter isso em nossa vida.
Observe como as pessoas que você convive te tratam, e como elas tratam a si mesmas.
Geralmente as pessoas se atraem por afinidade, então vendo como os outros são, isso também pode nos ajudar a nos ver.
As pessoas que estão com você, elas te valorizam de verdade?
Como as pessoas que se relacionavam com você te tratava?
Seus relacionamentos eram satisfatórios ou não?
As pessoas te predem ou te soltam? Elas te respeitam?
Como você se sente com elas?
As pessoas de seu relacionamento de apoiam de verdade? Te incentiva a fazer o que você gosta? Ao que te faz bem? Te ajudam no caminho do bem?
A pessoa que você se relaciona te reconhece? Você se sente valorizado por ela?
Tudo isso é indicativo de como podemos estar nos sentindo. 
Nossas relações nos mostram nossas escolhas.
É muito importante nos cuidarmos de nossa saúde e espiritualidade, por isso é muito bom se autoconhecer.
Quanto mais nos conhecemos, melhor é nossa saúde mental e emocional.
Na Psicologia nossa saúde mental tem a ver com o tanto de autoconhecimento que temos.
É preciso conhecer o que temos de valor em nossa personalidade, no que somos por dentro, e defeitos também, mas sem nos criticar ou achar ruim conosco mesmo por termos defeitos, pois todo mundo os tem, e eles são corrigidos quando os enxergamos, os assumimos e vemos suas causas.
Não se culpe pelos seus erros, mas sim aprenda com eles.
Muitas famílias estão sempre culpando os outros, colocando um peso nas situações.
Se valorize por buscar seu autoconhecimento, isso é muito importante, por buscar seu autoamor, isso é tudo coisa da luz, pois nos melhoram como seres humanos.
Evoluir é sair de um nível pior e outro melhor.
Aqui no site temos muitos textos com orientações e práticas para o autoconhecimento, basta ler e seguir as instruções de como fazer.

Temos tanto práticas para a autoestima, e diversos pontos que podemos melhorar, assim como ajudar a tratar certas coisas em nosso psicológico, como depressão, TOC, transtorno bipolar, anorexia e bulimia.

 

Alguns Destaques: